Como fazer uma composteira em casa

Como fazer uma composteira em casa

Ensinaremos nesse post, como fazer húmus de minhoca. Um ótimo adubo orgânico para suas plantas

Compartilhe:

Adubo é essencial para as plantas e você pode fazer, quase que gratuito, um adubo orgânico dentro de casa utilizando o lixo orgânico.

Além de fazer um bem danado para as suas plantas, ainda de quebra você ajuda na diminuição do lixo não reciclável.

Com uma composteira, você consegue fazer o húmus de minhoca (igual aqueles que a gente compra em garden) além de ter o biofertilizante, que é ótimo para borrifar nas plantas.

É importante lembrar que o biofertilizante não é a mesma coisa que chorume, muita gente chama pelo nome errado o biofertilizante feito nas composteiras. O chorume é aquele liquido que sobra do lixo e que é altamente tóxico. Já o biofertilizante é uma substância líquida gerado na composteira com matérias orgânicas, não tem cheiro ruim, é altamente nutritivo para as plantas.

Começando a composteira

A primeira coisa, é comprar 3 recipientes que sejam empilháveis. 2 recipientes precisam conter vários furos, que podem ser feitos com uma furadeira, o ideal são furos de 1,5mm com uma distância de 2cm entre cada um, claro que não precisa ser ultra milimetrado…rs. Os furos devem ser feitos no fundo dos 2 recipientes.

2 tampas você deve cortar o seu centro, deixando elas vazadas. Sobra uma tampa que deve ficar intacta, sem cortes para usar como tampa do recipiente do topo. Algumas pessoas fazer alguns furos nessa tampa intacta, para circulação de ar.

Como fazer uma composteira em casa
Como fazer uma composteira em casa

Preparando o lar das minhocas

As minhocas precisam de um tempo para se adaptarem nesse sistema, então colocaremos húmus de minhoca comprado nos gardens e mercados no recipiente que fica no meio, entre o recipiente do topo e o da base.

Adicione as minhocas nesse recipiente que tem o Húmus. Importante que as minhocas não devem ser as comuns de jardim, e sim minhocas californianas vermelhas que são compradas em lojas de pescaria e/ou jardim. Elas são vermelhas e possuem em média 10cm. Deixe elas no húmus por uma média de 2 semanas.

Como fazer uma composteira em casa
Minhocas Californianas Vermelhas

Adicione os compostos orgânicos

Não é todo lixo que você produz em casa que deverá ir na sua composteira, não coloque alimentos cítricos, carnes, gorduras, laticínios, fezes de animais e galhos. O ideal são vegetais, cascas, borras de café, sobras de chá e etc.

Comece colocando o lixo separado no recipiente do topo, aquele sem furos na tampa, por cima do lixo coloque folhas secas, pedaço de jornal ou serragem, sempre na proporção de 3 partes secas, que são as folhas e etc, para uma parte úmida que é o lixo. O tamanho das cascas e dos os outros resíduos devem ser entre 1cm e 5cm.

Quando esse primeiro recipiente encher, faça uma troca com o recipiente de baixo, e comece a encher novamente o de cima, as minhocas sairão em busca de alimento, e irão passar pelos furos para o próximo recipiente.

Quando você perceber que os resíduos do recipiente do meio estão com aparência e cheiro de terra, então seu húmus está pronto \o/

Retire ele para usar nas misturas de substratos como adubo.

Como fazer uma composteira em casa
Composteira com pote de sorvete

Nunca deixe que os resíduos fiquem completamente molhados ou completamente secos e mexa os resíduos depois de 15 dias que começou o novo recipiente, após isso, revire os compostos de 1 em 1 semana.

Geralmente leva 1 mês para que a caixa de cima encha.

O último recipiente

Aquele recipiente com o corte na tampa que fica na base, é onde irá se concentrar o biofertilizante, o ideal é instalar uma torneira nele e tire 1 vez por semana o biofertilizante. Você pode borrifar o biofertilizante nas suas plantas.

Separei alguns vídeos do youtube, para você entender bem como funciona e como é feita uma composteira.

Nossas Redes:
Instagram: @vagalumeriaplantas
Facebook: @vagalumeriaplantas
Pinterest: @vagalumeriaplantas
Compartilhe:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações :)

Comentários