Como fazer substrato básico para a maioria das plantas

Como fazer substrato básico para a maioria das plantas

Compartilhe:

Importante lembrar que as raízes das plantas precisam de oxigênio, portanto o substrato não pode ficar com aquele formato compactado, parecendo um concreto.

Para a maioria das plantas essa mistura básica funciona muito bem e o ideal, é que você pesquise sobre a espécie da planta para saber qual o substrato para ela.

A mistura para um substrato básico é:

  • 1 parte de terra vegetal
  • 1 parte de húmus de minhoca
  • 1 parte de areia de construção lavada

Em grandes plantações, os agricultores utilizam esterco de vaca ou galinha no lugar do húmus de minhoca, mas como em muitas cidades pode ser difícil achar o esterco, preferi colocar o húmus de minhoca.

Nesse post ensinei como fazer uma composteira caseira para você ter húmus de minhoca com o lixo orgânico da sua casa e minhocas.

Colocando em porcentagem seria 60% de terra vegetal, 20% de adubo orgânico, no caso o húmus de minhoca e 20% de algum material que deixe a terra mais solta, pode ser a areia de construção, vermiculita ou serragem.

Obs. Não utilize areia de praia, tem que ser areia de rio, que é a areia de construção.

Se você está procurando uma receita de substrato para suculentas e cactos, então temos esse post aqui ensinando como cuidar de suculentas, no final do post tem um receita que funciona muito bem para elas.

Nossas Redes:
Instagram: @vagalumeriaplantas
Facebook: @vagalumeriaplantas
Pinterest: @vagalumeriaplantas
Compartilhe:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações :)

Comentários