Como cuidar de suculentas

Como cuidar de suculentas

Cuidar de suculentas é fácil. Resumimos aqui os cuidados principais com as suculentas

Compartilhe:

As Suculentas são as plantinhas da vez, quase todo mundo tem uma em casa. Elas são pequenas e fáceis de cuidar, mas mesmo sendo fácil, ainda ficam muitas dúvidas dos cuidados com suculentas. Se você quer deixar a sua suculenta mais saudável e bonita, é só seguir esses passos e não terá problemas.

Regas

Vejo muita gente contando o tempo de regas em semanas, apesar disso muitas vezes dar certo, é um erro. Afinal de contas, na natureza não existe um tempo certo para a chuva cair. O certo mesmo é você inserir um lápis, palito de dente ou de churrasco na terra, tire o palito ou lápis e veja se ele está sujo com o substrato, se estiver, quer dizer que ainda não é hora de regar a suculenta. Você também pode fazer isso utilizando os dedos, veja se a terra está muito seca, não a parte superior do substrato, mas sim as partes um pouco mais fundas do topo, se estiver seco, regue toda a terra evitando jogar água direto nas folhas da suculenta.

Como cuidar de suculentas

Solo sempre molhado pode matar a sua planta, mas isso não quer dizer que nas regas você deve jogar pouca água, lembre-se que na natureza elas são regadas pelas chuvas, então encharque o solo, jogue bastante água até sair pelos furos na parte de baixo do vaso. As suculentas armazenam a água em suas folhas nessas regas, porque entendem que ficarão um longo período sem chuvas (regas).

Sol

A grande maioria das suculentas gosta de muito sol, esse talvez seja o maior erro que a grande maioria das pessoas cometem com suas plantinhas suculentas, já vi gente que tem elas dentro do banheiro por exemplo, isso é um problema, porque o banheiro é um local úmido e muitas vezes que não pega sol.

Como cuidar de suculentas

Elas ficam com uma cor linda quando pegam sol, o ideal é que elas peguem o sol da manhã e na parte da tarde fiquem na luz difusa, assim elas não ficam queimadas e mantém uma cor linda.

Um sinal de que sua planta está recebendo pouco sol, é quando as folhas começam a ficar com espaços grandes entre elas e a planta começa a ficar muito alongada. Esse efeito se chama Estiolamento. Se isso estiver acontecendo com a sua suculenta, o melhor é mudar ela para um lugar que pegue mais sol.

Substrato / Solo

O substrato ideal para as suculentas são os que tenham uma boa drenagem. Para isso misture Terra Vegetal com vermiculita, fibras de coco ou até mesmo areia de construção, a mistura pode ser 1:1

Outra mistura muito usada é:
3 Partes de terra vegetal
1 Parte de Húmus de Minhoca
2 Partes de Areia de Construção

Nossas Redes:
Instagram: @vagalumeriaplantas
Facebook: @vagalumeriaplantas
Pinterest: @vagalumeriaplantas
Compartilhe:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações :)

Comentários